História

.
  • O Começo

    Final da Década de 1960

    A família Tassi saiu da roça (Fazenda do Selado) e veio para Poços de Caldas. Jair e os irmãos, Alfredo e José Tassi, buscavam oportunidades para prosperar. Foram dirigir caminhão, cada um, o seu Mercedes LP 321, como autônomos, por todo o nosso Brasil. No início abastecendo postos de combustíveis da região.

  • Posto de Combustível

    1965

    Os irmãos Jair e Alfredo realizam o arrendamento de um posto de combustíveis localizado na região central de Poços de Caldas, onde permaneceram até 1968.

  • Fundação da Transtassi

    21 de março de 1969

    Constitui-se no Sul de Minas Gerais, na mesma Poços de Caldas, a Transtassi Ltda., fundada por Jair, Alfredo, José Antônio Tassi e o primo Sérgio Augusto Zonno. Deram início com quatro caminhões - dois Mercedes 1111 e dois Chevrolet Brasil - transportando produtos refinados do petróleo (gasolina e óleo diesel) de Paulínia - SP para os postos de abastecimento locais e da região. A Transtassi também transportava diesel às empreiteiras, na construção das rodovias Poços - Machado (BR-146) e Botelhos - Muzambinho (BR-491). Era um serviço acelerado, consumindo cerca de 200 mil litros de combustível por mês.

  • Expansão

    1972

    Até o momento a garagem era a céu aberto ao lado do posto arrendado pelos irmãos e como o negócio foi prosperando fizeram a aquisição de um terreno de 3.000m² onde construíram uma oficina mecânica para a manutenção dos caminhões e construiram um escritório para área administrativa.

  • Contratação pela Alcominas

    1974

    A Alcoa Alumínios S.A, antiga Alcominas, foi fundada em Poços de Caldas em 1965 e ao tomar conhecimento dos serviços prestados pela Transtassi, fez a contratação do transporte de óleo industrial (óleo baiano) das cidades de Paulínia - SP e São José dos Campos - SP, chegando a transportar entre 5000 a 6000 Ton./mês, por um período de aproximadamente 27 anos.

  • Novas Oportunidades

    1975

    Com o crescimento da Alcoa, começaram a surgir novas oportunidades de transporte para a Transtassi, tais como: transporte de soda cáustica líquida da cidade de Guarujá - SP; transporte de piche, para composição na fabricação do alumínio, das Siderúrgicas, Usiminas (Ipatinga - MG), CSN (Volta Redonda - RJ), Carboindustrial (Serra - ES), Alcan Alumínio (Ouro Preto - MG).

  • Pó de Alumina

    1982

    Juntamente com os serviços de transporte que a Transtassi já realizava, surgiu o transporte de pó de alumina, do Porto de Sepetiba - RJ, aproximadamente em torno de 1000 Ton./mês.

  • O Início dos Químicos

    Meados de 1987

    A Transtassi foi se expandindo e adquirindo novos clientes e iniciou o serviço de transporte de produtos químicos para todo o território nacional, abrangendo alguns clientes como Chevron e Oxiteno.

  • Primeira Filial de SP

    1988

    Inauguração da primeira filial de São Paulo no bairro do Ipiranga.

  • Criação da Filial Mooca

    1995

    Expansão dos serviços, migração para carretas e incorporação de 10 caminhões Volvo NL12 360, totalizando uma frota de aproximadamente 55 veículos. Realizamos a criação de nossa filial no bairro da Mooca em São Paulo.

  • SOS Cotec

    1998 até Atualmente

    A Transtassi mantém contrato com a SOS Cotec, para atendimento emergencial em acidentes com produtos químicos.

  • Transporte de GLP

    1998 a 2003

    A Shell Gás, que era detentora do transporte de GLP (Gás Liquefeito do Petróleo), transferiu em sua totalidade, para a Transtassi, o transporte realizado de São José dos Campos - SP para a grande São Paulo e Vale do Paraíba e Paulínia - SP para o interior paulista do Sul de Minas Gerais.

  • Acidente Zero

    2000

    Recebeu o Certificado Acidente Zero, renovado a cada ano, o que ressalta seu compromisso com a segurança, saúde e meio ambiente.

  • SASSMAQ

    2003

    A Transtassi foi certificada na SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), dando seguimento à busca contínua da qualidade, conforme objetivo da empresa. Foi a 4ª empresa a ter a certificação no país.

  • Troca de Sócios

    2004

    Jair e Alfredo ficaram sozinhos no negócio e assim permaneceram até que, para a felicidade, dos dois, os filhos Luiz Gustavo Martins Tassi e Rogério de Melo Tassi, respectivamente, passaram a fazer parte da sociedade e dividirem as responsabilidades, com os pais, empresa que criaram na aconchegante cidade sul-mineira.

  • Gases do Ar

    Meados 2006

    A Transtassi iniciou o transporte de gases do ar: oxigênio, nitrogênio e CO2, para a empresa Air Liquide Brasil Ltda. com a qual operou até 2015.

  • Filial de Candeias

    Junho de 2010

    Inauguração da filial de Candeias - BA.

  • Filial de Guarulhos

    2014

    Inauguração da filial de Guarulhos - SP.

  • Incorporação de Segmento

    2015

    Incorporação do segmento graneleiro através de uma nova empresa do grupo chamada Transbe.

  • Novos Segmentos

    2018

    A Transtassi expandiu seus serviços transportando agora madeira e minério.

  • 50 anos

    21 de março de 2019

    Meio século de muitas histórias, com a certeza que temos nosso papel de transformação nas cidades em que passamos, nas pessoas, nos clientes e nossos fornecedores que estiveram conosco nessa jornada. Além disso a contribuição para a evolução de nosso país, através dos transportes e logística. Podemos dizer que sobrevivemos à todas as crises e cenários desfavoráveis e a cada ano saímos mais fortes e esperançosos de um país melhor, de uma prestação de serviços para cada vez mais eficiente e de uma melhoria em toda a cadeia logística que estamos envolvidos. Que venham mais 50 anos! Nosso muito obrigado à você que em algum momento esteve envolvido com o Grupo Transtassi. Você fez parte de toda essa história de sucesso!